terça-feira, 7 de abril de 2015

Discurso de Cézar, do ‘BBB 15’ foi inspirado em poema inglês, confira trechos

Cézar inspirou-se em poema inglês
Cézar inspirou-se em poema inglês Foto: Paulo Belote/Divulgação
O discurso que Cézar fez durante seu minuto de defesa no confessionário no último domingo tem movimentado as redes sociais. Isso porque a argumentação do paranaense foi inspirada no poema Invictus, do poeta inglês William Ernest Henley (1849-1903). O poema também apareceu em um filme homônimo, sobre a vida de Nelson Mandela, líder sul-africano que morreu em 2013.
O paranaense disse: “Nas garras das circunstâncias, eu nunca recuei. Sob os golpes do acaso, minha cabeça poderia estar sangrando, mas nunca baixada. Não importa o quão estreito seja o caminho e quão repleto de castigo seja a sentença. Se eu tenho vocês, minha querida massa brasileira, eu sou o dono do meu destino. Sou o capitão da minha alma” .
Já um trecho do poema inglês dizia: "Nas garras da circunstância / Eu não recuei nem gritei / Sob as concussões do acaso/ A minha cabeça está sangrando, mas erguida. Acima deste lugar de ira e lágrimas / Assoma mas o horror da sombra / E contudo a ameaça dos anos / Encontra-me, e deve encontrar, destemido / Não importa quão estreito o portão / Quão carregada de castigos a lista / Eu sou o dono do meu destino / Eu sou o capitão da minha alma”
Internautas comentaram a coincidência no Twitter, alguns contestando e outros apoiando o discurso do estudante de direito
Confira abaixo um trecho do filme “Invictus”(2009), no qual o trecho narrado é bem similar ao poema e ao discurso de Cézar Lima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...