O Detonautas foi o convidado da edição de abril do Invasão da Cidade e, antes da gravação do programa, os caras bateram um papo com a gente para falar sobre o atual momento em que se encontra. Entre outras revelações, o grupo contou que está se redescobrindo enquanto banda e que pretende colocar em prática um projeto antigo do Detonautas, que é a gravação de um DVD só com o lado B do quinteto. Confira!
Rádio Cidade - A internet tem uma importância fundamental na vida do Detonautas, já que o grupo começou em um chat online. Como usuários da ferramenta desde sempre, como vocês lidam com ela atualmente? Para vocês, essas mudanças ajudam ou atrapalham?
Tico - A internet é o principal veículo de disseminação de conteúdo, né? Para a indústria fonográfica, para quem vive comercialmente disso passou um período bem difícil, né, por conta da dificuldade de adaptação ao mercado. Mas agora com esses streamings, com esses serviços que tão oferecendo na verdade, música online, eles pagam pra essas gravadoras, o iTunes e outras formas de se consumir música tem dado uma melhorada, segundo gráficos que analisei junto com pessoas do mercado fonográfico. Mas pro Detonautas, efetivamente, a gente nunca se conectou, no sentido de linkar a questão comercial com a disseminação da música. A gente sempre liberou gratuitamente o download, a gente não considera pirataria o download das músicas, ao contrário, a gente estimula que sejam feitos. O que me preocupa na verdade com isso tudo é que hoje em dia, as pessoas tão consumindo tudo muito rápido. Então, não existe mais aquela profundidade de pegar o disco, conhecer a música, o trabalho, a parte toda que o artista produz para criar um conceito. Tudo isso está se diluindo nessa nova geração.
Rádio Cidade - Esse é mesmo um assunto que gostaria de abordar...
Tico - Na verdade, a gente antecipou um pouco isso, né, vindo já desde 2009 fazendo esse esquema de soltar os singles e trabalhar uma ou outra música nas rádios, fazer videoclipes e tudo mais. Aí, depois, a gente juntou e viu que tinha material demais e a gente acabou fazendo um disco duplo. "A Saga Continua" foi um disco duplo. Então, o fato de a gente ter o Mobília Space, o estúdio do Fabinho, facilita muito para gente produzir as coisas sem a necessidade da velocidade que demanda, muitas vezes, o mercado. A gente na verdade não tem pensado em lançar um disco. A gente lançou esse single agora "Ela é Demais", que é música que a gente lançou há um dos meses, que é uma música que fala da forma que abordam a mulher nas músicas brasileiras, sempre com viés de objeto, de troféu, de ostentação...a gente tentou dar uma outra perspectiva pra letra. Funcionou bem. A música tá bem tocada no Brasil inteiro. O clipe vai estrear agora nas TVs.
Rádio Cidade - Então, nada de álbum inédito por enquanto?
Tico - A gente já começou a produzir a próxima música que a gente vai trabalhar, que é uma coisa meio diferente. O Detonautas ainda não fez um trabalho...com essa música já é diferente, a próxima é mais diferente ainda. Então, assim, aguardem que daqui a pouco tem material novo na praça.
Fabinho - A gente tá vivendo muito esse momento de redescobrir esse momento de tocar junto. Ontem mesmo, a gente ensaiou pra fazer o "Invasão" e a gente saiu tocando um monte de música que a gente tá amarradão de tocar. Uma coisa que já não acontecia com a banda até um certo tempo, porque a estrada está muito efetiva na carreira da gente e a gente tinha que alugar estúdio, ir para outros lugares e levar toda tralha da gente. Agora não, a gente chega lá e tá voltando a sentir esse prazer de tá tocando,
tá tudo arrumado. Isso tá gerando coisas novas, de chegar e fazer coisas novas é bem por aí.
Rádio Cidade - Quais são os próximos passos do Detonautas?
Tico - A gente tem uma ideia de gravar um DVD só com os lados B da banda, com as músicas que não tocaram nas rádios, que não foram trabalhadas por gravadora e tudo mais. Existe essa intenção de fazer essa captação dos fãs, um crowdfunding pra gente conseguir realizar esse trabalho, como a gente é uma banda totalmente independente fica realmente complicado dentro do cenário atual você bancar uma estrutura bacana e fazer um DVD sozinho. Mas, eu acho que, até o fim do ano a gente deve ter algumas canções novas, trabalhadas dentro do estúdio, e um DVD ao vivo que é um projeto muito antigo do Detonautas, que a gente quer realizar este ano ainda.
Rádio Cidade - O Deadfish foi bem-sucedido no crowdfunding...
Tico - Sim, sim, o Raimundos também fez. É um caminho, porque, por incrível que pareça, mesmo que o rock não seja tão popular hoje no Brasil como era nos anos 80, existe uma galera muito fiel, que ajuda, colabora e tá sempre nos shows...estão sempre motivando a banda a conseguir a realizar o trabalho. Pra gente é muito mais por esse caminho também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário