domingo, 3 de maio de 2015

A misteriosa vida da primeira - dama mexicana, que usa roupas caras e não tem agenda oficial


CIDADE DO MÉXICO - A mulher do presidente mexicano Enrique Peña Nieto, a popular atriz de novelas Angélica Rivera, quebrou com os moldes de primeira - dama do México. Ela apenas cumpre com as funções protocolarias enquanto seu rosto ilumina as capas das revistas. Falam de seu vestuário, as viagens, as compras. Mas é raro que falem dela.

Numa rara aparição, Angélica rompeu o silêncio em novembro para se defender na televisão das acusações de um possível conflito de interesse, na compra de sua mansão de uma empresa que conseguiu milionários contratos no governo de seu marido.

O governo mexicano sustenta que a esposa do presidente não ocupa um cargo oficial, mas seu site pessoal, um dos primeiros cinco resultados que aparece na busca de seu nome no Google, está vinculado a páginas pagas com dinheiro público e cheia de atividades oficiais. Quem pagou a página? É um mistério.

A lei mexicana não obrigada as mulheres dos presidentes a cumprir funções sociais, mas desde o fim da revolução mexicana as esposas dos líderes do país adotaram, cada uma uma com seu próprio estilo, uma causa. As mulheres de os mandatários nos anos 1920 e 1930 fundaram o que se converteria no Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF), que gestiona programas sociais.

Mas antes de primeira-dama, Angélica elegeu ser esposa. Sua agenda está repleta de eventos em que acompanha seu marido, e apesar de ser a presidente honorária do DIF, não foi a nenhum de seus eventos. Em contraste, seu site está repleto de vinculo a organismos oficiais. Ao clicar em “contato” o leitor é conduzido a uma página cujo gestão cabe ao governo, paga com dinheiro público.

Consultado pelo “El País”o órgão de transparência do México — IFAI — respondeu que não guarda nenhum contrato que prove que o site foi pago com dinheiro público.

Seu exclusivo e caro guarda-roupa levantou mais de uma crítica em um país onde a metade da população vive na pobreza. Os pedidos da imprensa sobre a origem do dinheiro nunca receberam resposta.

México celebra eleições legislativas e regionais neste ano e todos sites com gestão do governo federal abrem com a mesma legenda: “o conteúdo deste site foi modificado temporariamente em atenção a disposições legais e normativas em matéria eleitoral, devido ao início do período de campanhas federais de 2015”. Não é assim com o de Angélica Rivera


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...