sábado, 2 de maio de 2015

Vereadoras querem retirar de Beto Richa o título de cidadão honorário de Londrina

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

As vereadoras Elza Correia (PMDB) e Lenir de Assis (PT), que acompanharam pessoalmente o ataque da Polícia Militar a professores em greve, quarta-feira, no Centro Cívico de Curitiba, querem revogar o título de cidadão honorário de Londrina concedido ao governador Beto Richa (PSDB) em 2007. A honraria, normalmente concedida a pessoas que nasceram em outras cidades, mas que tiveram atuação relevante em Londrina, foi proposta pelo ex-vereador Marcos Defreitas. Richa é nascido em Londrina, embora tenha feito carreira política na capital.

Elza Correia afirmou que “se fosse o José Richa (ex-prefeito e ex-governador)”, a honraria seria bem concedida. “Mas em relação ao seu filho e atual governador, com toda a sua tirania, não cabe”, disparou a peemedebista. Na avaliação dela, se a atuação de Beto Richa como governador já era lamentável, a selvageria e o espancamento de professores no Centro Cívico “foi a gota d´água” que faltava para revogar a cidadania honorária concedida ao tucano. “A intenção é tirar a honraria a alguém que virou as costas para a cidade”, reforçou a vereadora. Elza Correia afirmou que Richa poderia ter evitado o massacre contra os professores: “o tirano Beto Richa pode colocar o que quiser como justificativa, mas como chefe do Executivo e da polícia ele poderia ter evitado”, atacou.

Lenir de Assis reforçou que a truculência com que seu governo tratou os professores, tira de Beto Richa “a confiança do povo de Londrina”. “A partir do momento em que quebra [a confiança da população], o título deixa de ser válido”, declarou.

A dificuldade das duas vereadoras para revogar a honraria é que a votação, tanto para dar o título, quanto para retirar é secreta. E na sala fechada os políticos costumam se comportar de modo diverso daquele apresentado em público.

Cargo

O ex-vereador Marcos Defreitas, autor do projeto de lei que concedeu a honraria a Richa, não foi localizado pelo JL. O afago no ego do hoje governador Beto Richa, rendeu a Defreitas um cargo de assessoria na Sanepar, durante os quatro primeiros anos de governo do tucano. Ele segue no cargo de “consultor estratégico”, ligado à Diretoria Comercial da Sanepar. A Diretoria Comercial, que é uma espécie de “capitania hereditária” da família Belinati na empresa de saneamento. Atualmente ela é ocupada por Antonio Carlos Belinati, filho do ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati. Quando Antonio Carlos saiu por uns tempos, para assumir o mandato de deputado estadual (ele era suplente na Legislatura anterior), quem assumiu foi a ex-vice-governadora Emília Belinati, mão dele. Emília “devolveu” o cargo ao seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...