sábado, 12 de setembro de 2015

Propriedade dos Irmãos Itimura é destaque na Revista da Integrada


Fazenda Bela Vista com Eduardo Teruo Itimura, Neto Itimura e Luis Itimura são destaque na matéria sobre a Safra de Laranja na Revista da Integrada Ano III - Edição nº 20 Junho/Julho 2015!


CITROS

Laranja em plena safra

Colheita de laranja na área de atuação da Integrada começa com expectativa de produtividade crescente

A colheita da safra de laranja na área de atuação da Cooperativa Integrada começou em junho e os trabalhos no campo seguem em ritmo acelerado. Nos próximos meses, os cooperados deverão retirar dos pomares mais de 900 mil caixas da fruta, que serão processadas na Unidade Industrial de Sucos (UIS), localizada em Uraí (50 km de Londrina). Atualmente, a Integrada conta com cooperados produzindo laranja em 26 municípios da região norte e norte pioneiro do Paraná. A citricultura foi a opção encontrada pela cooperativa como uma alternativa rentável para diversificação de culturas e de renda para a região.

Unidade Industrial de Sucos

A Unidade Industrial de Sucos (UIS) da Integrada, localizada em Uraí, acaba de completar dois anos de atividade. Inaugurada em julho de 2013, a indústria é referência para produção de suco concentrado de laranja no norte do Paraná. No primeiro ano de operação, a UIS processou 750 mil caixas de laranja. Em 2014, foram processadas 1,3 milhão de caixas. De acordo com o gerente da indústria, Paulo Rizzo, para a safra desse ano a previsão é processar de 1,8 milhão a 2 milhões de caixas da fruta. Isso equivale a uma produção estimada de 6.500 toneladas de suco concentrado. Toda a produção está sendo exportada para mais de 20 países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina.

Além das frutas dos cooperados, a Integrada buscou mais laranjas no mercado para atender a demanda da indústria. “Com a consolidação dos pomares, adesão de novos produtores e novos plantios, trabalhamos para que nos próximos anos a indústria passe a processar exclusivamente a laranja de nossos associados”, explica Rizzo.

Para receber a nova safra, a Unidade Industrial recebeu uma série de investimentos. Entre os destaques estão a ampliação da câmara fria, que agora conta com maior capacidade de armazenamento. Também já está em funcionamento a nova planta de processamento do bagaço e extração do D-Limoneno, que é utilizado como base para tintas, vernizes e outros produtos da indústria química. Já o bagaço será destinado para o mercado de alimentação animal.

Além disso, também foram feitas melhorias no sistema de deceramento e armazenagem de óleos essenciais. Retirados da casca da laranja, esse óleo é usado na indústria de cosméticos e perfumaria. “Esses subprodutos do processo de produção de suco concentrado agregam valor e garantem mais rentabilidade para as atividades da indústria e dos cooperados”, explica Rizzo.

Apoio > Notícias Uraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...