terça-feira, 15 de setembro de 2015

Betty Faria batalhou para não ser uma velha gorda. E virou uma velha preconceituosa

betty faria Betty Faria batalhou para não ser uma velha gorda. E virou uma velha preconceituosa
Betty Faria posou para ensaio na revista JP e saiu falando muita bobagem
Gordofobia não é uma invenção. Há, sim, gente que simplesmente não suporta gordos. Tem nojo, asco, repulsa, rejeição. Mas o que é de embrulhar o estômago mesmo é ver alguém declarar isso publicamente, sem pudor algum. Pois foi o fez a atriz Betty Faria, que, aos 74 anos, disse à revista de Joyce Pascowitch (que não é nenhuma sílfide) que nunca aceitou ser uma pessoa gorda e sempre se esforçou muito para não ultrapassar seu peso.
Abre aspas:  "Todo mundo tem o direito de falar o que quiser. Eu, por exemplo, não gosto de mulheres gordas. Elas me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição. Sempre batalhei para não ser uma velha gorda."
É dona Betty, todo mundo tem mesmo o direito de dizer o que quiser, ainda que seja uma tremenda bobagem. É de lascar ver uma mulher, nesta idade, bradar sua gordofobia como se fosse uma grande qualidade. Chega a ser difícil acreditar que uma pessoa em sua sã consciência seja capaz de achar normal sentir repulsa por outro ser humano pelo simples fato de ele estar fora do peso. A mim, pelo menos, é incompreensível. Trata-se de preconceito em estado bruto.
Gordura não é um defeito moral, nem de caráter, essas coisas que realmente são nefastas e causam danos aos outros. Dizer que se incomoda com a banha alheia, como se isso tivesse algum efeito sobre sua própria vida, é realmente inacreditável. Betty pode até ter batalhado para não ser uma velha gorda, nada de errado nisso. Quem nunca encarou uma dietinha, né? Mas acho que Betty se esqueceu de não se tornar uma velha preconceituosa.
O seu direito de falar qualquer idiotice está preservado. Mas, sendo quem é, ocupando a posição de destaque que ocupa na teledramaturgia brasileira, poderia, pelo menos, pensar um pouco antes de sair falando asneira e incentivando um comportamento agressivo contra as gordas. Elas já sofrem o suficiente sem essa sua "colaboração". Isso é falta de educação e de respeito ao próximo. Melhor seria ter ficado calada.
P.S.: Tudo fica ainda pior quando a gente se lembra que Betty Faria foi massacrada pela patrulha do belo quando apareceu de biquíni na praia. Naquela ocasião, muitos defenderam seu direito de se exibir como bem entendesse. E, justo ela, agora vem com esse discurso contra o corpo feminino fora dos padrões. Triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...