sexta-feira, 12 de junho de 2015

Uma rainha sem sucessoras Esqueçam as caras e bocas de Anitta, as selfies sensuais dos sertanejos e os milhões de seguidores no Instagram. Sem nenhum desses recursos, há quase 30 anos, Sula Miranda despontava nas paradas de sucesso em cenário predominantemente masculino: o sertanejo. Às voltas com o lançamento de seu 18º trabalho, a cantora, que tem como ídolos as Irmãs Galvão e Nalva Aguiar, esteve em Londrina anteontem. A relação com a cidade? A melhor possível. "Se não morasse em São Paulo, moraria em Londrina!", declarou. Nesta entrevista à FOLHA, a também locutora e apresentadora fala de carreira, cenário atual, segredos de beleza aos – pasmem!- 51 anos, música gospel, da relação com a irmã, Gretchen, e sentencia: uma vez rainha dos caminhoneiros, para sempre rainha! A foto é de Bruno Ferraro




O romantismo impera em suas composições?

Tem que ser. Nós, cantores, embalamos a história de vida das pessoas. Da novela à vida real, o romantismo está presente em todos os momentos: há a música do primeiro beijo, do casamento, do nascimento do primeiro filho. Em minha nova música de trabalho, "Absolutamente Meu", que é de minha autoria, o romantismo não fica de fora.

Qual a sensação de, quase 30 anos depois, regravar seu maior hit, "Caminhoneiro do Amor"?

Foi uma necessidade. Não tem jeito. Eu posso ir a 500 programas de TV, rádio, as pessoas pedem para eu cantar um pedacinho. De tempos em tempos, dou uma nova roupagem. Em 2015, a música vem em sintonia com o atual momento do sertanejo, mais dançante, agregando um novo público.

Nessas três décadas, há uma relação especial com Londrina...

Sim, minha história com a cidade é especial. No comecinho da carreira, fiquei muito aqui, participava do programa do saudoso Alborghetti, o hotel era minha casa. Eu vinha para ficar uma semana, 15 dias, acabei criando um vínculo mais que especial. Sempre disse e repito: se um dia tivesse que morar em outro lugar, seria em Londrina! Hoje, mais ainda. A cidade está linda. Um dos meus recordes de público foi na ExpoLondrina. 70 mil pessoas a gente nunca esquece!

Há uma sucessora para a "Rainha dos Caminhoneiros"?

Graças a Deus não. Nosso país, também nesse ponto, é abençoado: aqui, não tem essa história de rei morto, rei posto. O Pelé é o rei do futebol, a Xuxa, a rainha dos baixinhos, a Regina Duarte, a eterna namoradinha do Brasil, a Gretchen, a rainha do bumbum, e a Sula Miranda, a rainha dos caminhoneiros, graças a Deus (risos). Tive o privilégio de ser escolhida e representar um segmento. Só posso agradecer.

Há alguns anos, você investiu na música gospel. Tinha abandonado o sertanejo?

Eu não mudei de estilo musical, eu mudei de vida. O gospel não veio à minha vida para eu tentar uma carreira, ele veio porque eu mudei minha maneira de viver, de me posicionar, com minha fé, e isso veio por adoração e louvor. Canto, escuto, quero cantar música gospel no meu dia a dia em casa, mas minha atividade, aquela que o Brasil me abraça, é como cantora sertaneja. Meu sustento vem daí.

Como vê o cenário musical atual?

O máximo. Quando me lancei, eu era a novidade. Hoje, o sertanejo universitário é a evolução. Daqui a dez anos vai ser outro título e quero acompanhar. Neste novo trabalho, gravei arrocha e universitário também. Brinco que a tia Sula está pós-graduada!

Fazer sucesso hoje é mais fácil?

O saudosismo vem da espontaneidade, de fazer o sucesso pelo sucesso. Hoje, não são mais as rádios, mas as redes sociais que fazem o êxito do artista, são outros caminhos, adaptações. Reciclar-se é preciso e manter-se em evidência é difícil.

Quais os requisitos?

Postura e muita disciplina. Temos de saber que agora, por exemplo, não está acontecendo o melhor momento para mim, mas tenho meu espaço no mercado, sem surtar. A vida, em qualquer profissão, é entender que hoje é seu momento. Dez anos depois, é de outra pessoa. A tua bagagem vai ter um peso para que te respeitem.

Qual a pergunta que não aguenta mais responder?

Se sou irmã da Gretchen ou da Roberta Miranda.

E quais suas impressões sobre as duas, em especial sobre sua irmã...

Desfazendo a confusão: sou irmã da Gretchen, somos irmãs, temos estilos de vida, de música, de tudo diferente, mas o que nos une é muito maior do que nos separa, que é o amor. Em relação à Roberta, já demos muitas risadas com essa confusão, ela administra muito bem isso e respeito demais sua trajetória.

Qual seu projeto?

Já plantei a árvore, tive o filho, escrevi o livro, mas o que quero realizar é, por incrível que pareça, gravar meu primeiro DVD. Será para comemorar os 30 anos de carreira.

Tem algum arrependimento?

Pela minha fé, tive o melhor arrependimento: me arrependi de tudo que fiz e não foi bom, e isso causou minha conversão, que só vem quando existe o verdadeiro arrependimento. Tive muitos arrependimentos, mas já me consertei com o Senhor. Isso me tornou a pessoa que sou hoje. As experiências estão aí para a gente fazer diferente e melhor.


Sula de perto

Mania - "Olhar o pé de todo mundo."

Defeito – "Sou disciplinada demais, me cobro muito!"

Não convidem a Sula para... "Por incrível que pareça, não gosto de som alto. Me chamem para um lugar onde eu possa conversar, olhar a pessoa no olho."

Em minha geladeira não falta... "Vou ter de confessar: leite condensado!"

Meus pratos favoritos são... "Doces e massas. Não é batata-doce e frango."

E para manter a forma, eu... "Sou disciplinada. Treino para comer o leite condensado. Me convidem para uma corrida, mas não para praticar esportes, como vôlei, futebol, nem dominó. Meu segredo de boa forma é o abdominal, eu invisto nas séries. Não busco o tanquinho, mas o bem-estar."

Um sonho... "Ainda quero ouvir o público cantando muito as minhas músicas. Já senti isso, mas não da maneira que gostaria. Parece estranho, mas quero o sucesso na ponta da língua de todas as gerações"
fotnte: Folha de londrina: 

Social - Thiago Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...